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O compromisso RSE da KADOCOM

A RSE... o que é isso?

O que é a RSE de que todos falam? A RSE é a Responsabilidade Social das Empresas, definida como a contribuição voluntária das empresas para os desafios do desenvolvimento sustentável, tanto nas suas atividades como nas interações com as partes interessadas. Abrange três áreas: ambiental, social e societal.

Em outras palavras, comprometer-se com a RSE é ter um impacto positivo na sociedade, mantendo a viabilidade económica.

E, de outra perspetiva, para os 22 colaboradores da Kadocom, é dar ainda mais significado a um trabalho já por si agradável, pois consiste em ajudar os nossos clientes a agradar aos seus entes queridos!

 

A abordagem KADOCOM

A Kadocom é uma jovem senhora nascida em 2006... Senhora de certa idade, é verdade, mas que sempre soube preservar um espírito de start-up, dando espaço à criatividade, inovação e desenvolvimento. Embora tenha evoluído e progredido nas questões de RSE ao longo dos anos, a gestão, impulsionada por uma vontade comum de toda a equipa, decidiu acelerar e iniciou em 2022 uma abordagem RSE muito mais concreta.

No início, havia o Diag Impact...

Para lançar a nossa abordagem em 2022, recorremos a uma (formidável) agência externa, especializada no acompanhamento de empresas na sua abordagem RSE, A l'Unisson, para a realização de um diagnóstico Diag Impact sobre os 7 componentes da RSE definidos pela norma ISO 26000, incluindo nomeadamente a entrevista a toda a equipa da Kadocom em Boulogne-Billancourt e Toulouse.

Este diagnóstico permitiu estabelecer um retrato da nossa RSE, destacar os nossos pontos fortes e, claro, as nossas fraquezas. Foi-nos atribuída uma nota de 59,4 / 100 no final deste diagnóstico. Nada mau, mas a aluna Kadocom pode fazer melhor!

Na sequência deste diagnóstico, foram tomadas medidas imediatas e implementado um plano de ação a médio e longo prazo.

... depois veio a certificação ECOVADIS

Para começar bem o ano de 2023, a Kadocom foi avaliada pela Ecovadis, organismo de referência independente que já auditou mais de 75 000 empresas em todo o mundo e atribui rótulos reconhecidos internacionalmente.

A Kadocom precisava de uma pequena Medalha RSE, perguntam vocês? Sim e não.

Não, na medida em que esta distinção não era, para nós, um fim em si mesma, mas antes um ponto de partida, uma rampa de lançamento, um incentivo a fazer melhor e a obter uma melhor nota em 2024.

Temos plena consciência de que ainda há caminho a percorrer.

Sim, porque esta certificação Ecovadis é importante internamente, pois permite-nos posicionar melhor, mas também para os nossos clientes e parceiros, que precisam mais do que nunca de conhecer os valores dos seus interlocutores comerciais.

Esta auditoria Ecovadis resultou numa pontuação de 67 / 100 (um progresso face ao Diag Impact!) correspondente a um percentil de 91% (o que significa que a Kadocom obteve uma pontuação superior à de 91% das empresas avaliadas pela Ecovadis) e numa medalha de prata. E para dizer a verdade... estávamos bastante orgulhosos!

O nosso grande objetivo para 2024 passou então a ser... o Ouro Olímpico! E, para isso, focar-nos especialmente na vertente ambiental da nossa abordagem.

2023, o ano do balanço... carbónico!

Para aprofundar a componente ambiental — tão crucial — da nossa abordagem RSE, decidimos realizar o nosso balanço carbónico relativo ao ano de 2023, com a ajuda da plataforma Carbo, desenvolvida pela empresa Green Lantern...

O objetivo? Calcular todas as emissões de gases com efeito de estufa da nossa empresa e implementar um plano de ação para reduzir gradualmente esta pegada carbónica gerada pela nossa atividade, até alcançar a neutralidade carbónica.

Este primeiro balanço não foi tarefa fácil, pois envolveu não só toda a nossa equipa, mas sobretudo cada um dos nossos fornecedores, junto dos quais recolhemos, para cada referência, as informações necessárias para calcular a pegada de CO2 gerada pelo transporte das nossas mercadorias, nomeadamente a localização precisa dos seus locais de produção, o percurso exato até ao nosso armazém e o seu modo de transporte. Para facilitar o próximo balanço, desenvolvemos no nosso sistema de gestão de encomendas um cálculo automatizado da distância percorrida por cada encomenda.

E o resultado é o seguinte:

A atividade da Kadocom gerou a emissão de 514 tCO2e no período em análise, o que representa:

  • 79% menos do que a média das empresas do nosso setor (2106 tCO2e/ano)
  • 26 tCO2e por colaborador
  • Ou seja, a pegada carbónica equivalente à de 47 franceses num ano

Pode consultar em detalhe o nosso balanço carbónico aqui. Talvez o inspire a fazer o mesmo!

Agora cabe-nos a nós reduzir esta pegada, nomeadamente a percentagem do nosso catálogo composta por produtos que não são fabricados na Europa. Porque, mesmo que todos os nossos presentes sejam personalizados no nosso atelier em Toulouse, cerca de 50% do nosso stock provém de fora da Europa. O nosso objetivo é reduzir gradualmente esta percentagem.

  • ... sem, no entanto, alterar abruptamente a nossa oferta e comprometer a nossa viabilidade económica
  • ... e tomando, por vezes, decisões equilibradas entre eco-conceção e origem dos produtos. Por exemplo, em 2023 decidimos oferecer aos nossos clientes aventais 100% algodão biológico (GOTS), sem mudar o país de fabrico — o Paquistão —, de forma a manter os nossos preços de venda.

Mais informações sobre a rastreabilidade dos nossos produtos

Quer se trate do nosso mais recente projeto — o site de presentes corporativos cadeau-business.fr —, quer dos nossos sites dedicados a particulares, a começar por amikado.com, pareceu-nos essencial fornecer aos nossos visitantes informações úteis sobre a origem e conceção de cada um dos nossos produtos.

Queremos informar os nossos visitantes sobre as "virtudes" dos nossos produtos em termos de responsabilidade ambiental, em cada uma destas três áreas:

  • A sua origem próxima (França ou Europa)
  • A sua eco-conceção (algodão biológico, materiais reciclados, ...)
  • A sua durabilidade (garrafas reutilizáveis e lancheiras, essencialmente)

Depois, cabe a cada um julgar o nível de eco-responsabilidade desses artigos. O significado dos rótulos apresentados nas nossas páginas de produto é detalhado mais abaixo.

2023 também foi:

  • A aquisição em França ou na Europa de algumas das nossas principais gamas de produtos, como a marroquinaria
  • A aquisição local de novos produtos que esperamos venham a tornar-se verdadeiros best-sellers, incluindo uma seleção de caixas de cerveja da região de Toulouse e uma linha de cosméticos à base de leite de burra do País Basco
  • A conversão para biológico de grande parte da nossa oferta têxtil em algodão, incluindo aventais, sacos tote, bolsas de oferta e mochilas de lazer
  • A participação da nossa equipa de Toulouse numa operação de revegetalização de um espaço urbano em parceria com a associação Pousse aux Abris... Em 2024 será a vez da nossa equipa de Boulogne!
  • Um Team Building organizado em abril e newsletters semanais para reforçar o elo entre a sede da empresa e a unidade de Toulouse
  • A doação dos nossos stocks obsoletos à associação Dons solidaires
  • A continuação, nos nossos sites, do arredondamento solidário em benefício da associação Aide et Action, proposto no momento do pagamento
  • Um inquérito RSE realizado junto de todos os nossos fornecedores, que nos devolveram um questionário RSE preenchido com o detalhe da localização precisa de cada produto ou material (locais de fabrico e de trânsito até aos nossos armazéns), permitindo-nos calcular a pegada de carbono. A taxa de resposta foi este ano de 80%, contra 20% em 2022.
  • A implementação de avaliações verificadas pela Trusted Shop nos nossos produtos

A equipa Kadocom - Toulouse - 2023

2024: uma certificação ECOVADIS Gold para recompensar os nossos esforços em 2023

Um ano após a atribuição da nossa medalha Silver, a Ecovadis atribuiu-nos o Ouro. Um grande motivo de orgulho para a nossa equipa, recompensada pelos esforços empreendidos e listados anteriormente.

Os nossos progressos em 2024:

  • Redução drástica dos nossos resíduos (caixas de cartão, proteções, espumas)
  • Continuação da nossa política de sourcing em França e na Europa
  • Aprofundamento do diálogo social aquando da renovação da CSE em 2024
  • Formação “Fresque do Clima” durante o nosso Team Building anual
  • Participação da equipa em ações sociais e/ou ambientais

Workshop “Fresque do Clima” – Toulouse – 2024
 

Os rótulos apresentados nos nossos sites

Adesões da empresa Kadocom

Ecovadis

A certificação EcoVadis permite que as empresas avaliem o seu impacto ambiental, social e ético, de acordo com os princípios da RSE. Em 2024, a Ecovadis atribuiu à Kadocom o ouro, posicionando-a no top 4% das empresas avaliadas no seu setor de atividade.

saber mais sobre a Ecovadis >
La French Fab

A Kadocom aderiu à French Fab e aos valores expressos no seu manifesto:

  • inovação
  • modernização dos meios de produção
  • adaptação da organização do trabalho
  • desempenho ecológico e ambiental
  • e por fim o desenvolvimento da capacidade de exportação e internacionalização
saber mais sobre a French Fab >
Global Compact

Criado em 2000 por Kofi Annan, o Global Compact ou Pacto Global é um programa das Nações Unidas que visa envolver as empresas no respeito de 10 princípios fundamentais com o objetivo de construir uma sociedade mais sustentável. Ao aderir a este programa, a Kadocom compromete-se, entre outras coisas, a publicar anualmente os esforços realizados em termos de desenvolvimento sustentável. Em outras palavras, esta adesão não é apenas um rótulo bonito para nós, mas sim um verdadeiro compromisso com o progresso.

saber mais sobre o Global Compact >

Rótulos relativos aos produtos

Os rótulos oficiais

Fabricado em França

Este rótulo significa que uma parte significativa da fabricação do produto foi realizada em França, respeitando os critérios definidos pelo Código Aduaneiro da UE.

Não consideramos, na exibição deste rótulo, a parte da personalização, concentrando-nos apenas na fabricação do produto antes da sua chegada ao nosso atelier.

Consideramos, no entanto, a origem dos materiais e, quando esta e os locais de produção são múltiplos, detalhamo-lo nas nossas páginas.

saber mais sobre o Made in France >
GOTS (Global Organic Textile Standard)

Certificação internacional aplicada a têxteis biológicos, baseada em normas ambientais e sociais ao longo de toda a cadeia de produção têxtil.

Um tecido com o selo GOTS é fabricado a partir de matérias-primas naturais, cultivadas sem produtos tóxicos nocivos à saúde humana e ao meio ambiente.

saber mais sobre o selo GOTS >
OCS (Organic Content Standard)

O rótulo OCS atesta a presença de materiais biológicos em produtos com pelo menos 5% de matérias naturais, com 3 critérios principais:

  • Ausência de OGM no cultivo da matéria-prima
  • Ausência de produtos químicos na transformação da matéria
  • Rastreabilidade do produto, desde a agricultura até ao consumidor final

A principal diferença em relação ao GOTS é que o OCS não leva em conta as condições de trabalho nem o impacto ambiental.

saber mais sobre o selo OCS >
OEKO TEX Standard 100

Também chamado “Confiança Têxtil” em França, garante a inocuidade dos têxteis ou dos produtos utilizados durante o processo de produção, tanto para o Homem como para o Meio Ambiente, assegurando assim uma produção de materiais ou produtos acabados isentos de substâncias tóxicas.

saber mais sobre o selo OEKO-TEX >
EVE-Vegan

Uma das principais normas internacionais dedicadas à conformidade de produtos e serviços veganos, garantindo aos consumidores o respeito pelos princípios fundamentais do veganismo com critérios válidos a nível mundial, como o respeito pelos animais, pelo meio ambiente e pela saúde humana.

saber mais sobre o selo EVE-Vegan >
PETA-Approved Vegan

Selo internacional que certifica que um produto respeita o bem-estar animal, não contém materiais de origem animal nem foi testado em animais. Este selo é gerido pela organização PETA (People for the Ethical Treatment of Animals).

saber mais sobre o selo PETA-Approved Vegan >
FSC (Forest Stewardship Council)

Selo ambiental que certifica que a madeira provém de florestas ou plantações geridas de forma responsável e sustentável (de acordo com os princípios FSC: gestão que respeita as necessidades sociais, económicas, ecológicas e culturais das gerações presentes e futuras).

saber mais sobre o selo FSC >
EPV (Empresa do Património Vivo)

Selo atribuído pelo Estado francês para distinguir empresas artesanais e industriais com saber-fazer raro e de excelência.

saber mais sobre o selo EPV >
AOC (Appellation d'Origine Contrôlée)

A Appellation d’Origine Contrôlée (AOC) designa produtos que respeitam os critérios da AOP e protege a denominação em território francês. Representa uma etapa para a AOP, atualmente selo europeu.

A Appellation d’Origine Protégée (AOP) designa um produto cujas etapas de produção são realizadas segundo um saber-fazer reconhecido numa mesma área geográfica, que confere ao produto as suas características específicas.

saber mais sobre o selo AOC >

Os rótulos adicionais Kadocom

Trata-se de uma iconografia não oficial, criada pela Kadocom, mas que consideramos útil para uma melhor compreensão do produto.

Personalizado em França

O artigo é transformado no nosso atelier de Toulouse — para a maioria do nosso catálogo — ou por um dos nossos parceiros sediados em França. Por transformação ou personalização entende-se a gravação, bordado, estampagem a quente ou qualquer outro tipo de impressão (digital, sublimação, plotagem, jato de tinta, ...)

Fabricado na Europa

Este selo é o equivalente do "Fabricado em França" à escala europeia. Na Kadocom, trata-se essencialmente de produtos fabricados em Espanha e Itália. Optámos também por incluir, para certos artigos têxteis, a Turquia, considerando que a distância é incomparavelmente menor do que a dos países asiáticos.

Recipientes reutilizáveis

Este selo aplica-se a recipientes como garrafas térmicas ou marmitas reutilizáveis que ajudam a reduzir o desperdício diário, bem como o consumo de plásticos descartáveis. Estes recipientes podem ser fabricados fora da Europa: com este selo, quisemos sobretudo destacar o seu caráter reutilizável.

Produto vegetal

Mais do que um selo, este ícone é colocado sobre cada um dos nossos presentes vegetais — ou seja, plantas e sementes incluídas no nosso catálogo.

Um presente naturalmente eco-responsável, ainda mais porque os vasos, em cerâmica ou madeira, podem ser reutilizados (como vaso, porta-lápis, etc.).

Reciclado

O símbolo de Möbius não é um logótipo ambiental oficial, mas atesta o caráter reciclado do produto.

Todos os produtos fabricados a partir de materiais reciclados (como garrafas para a nossa gama Tanns) nem sempre têm uma certificação oficial como a GRS (Global Recycled Standard), válida para alguns dos nossos sacos.

ESAT (Estabelecimento e Serviço de Apoio pelo Trabalho)

Este acrónimo indica que o produto foi pelo menos parcialmente fabricado ou montado num ESAT — uma estrutura que permite a pessoas com deficiência exercer uma atividade profissional com apoio médico-social e educativo num ambiente protegido.